24 de Janeiro

por Rafael Parmigiano

embalagem tem alma

O mercado de embalagens tem evoluído em várias frentes: para diminuir o impacto ambiental.

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Evolução

Na correria do dia a dia, às vezes não damos atenção às coisas realmente importantes da vida: um abraço nos filhos, uma ligação para um amigo distante, os momentos em família. São essas coisas que dão sentido à vida, que moldam e definem a nossa alma.

 

E quando o assunto é embalagem, também penso em alma. Penso no design e nos detalhes, que devem representar a marca do nosso cliente e transmitir, para o consumidor, o quanto é especial aquele momento da compra. A emoção relacionada ao ato de se desfazer um laço de presente é potencializada por uma linda embalagem.

O mercado de embalagens tem evoluído em várias frentes: para diminuir o impacto ambiental, a utilização de papel de origem certificada, a sustentabilidade e a reciclagem tornaram-se fundamentais. Na Vifran, não fabricamos sacolas plásticas, material responsável pela perda de milhares de vidas marinhas e terrestres. Também passamos a utilizar vernizes e tintas à base da água ao invés de solventes e substratos poluentes, enquanto o surgimento de toda uma cadeia tornou realidade a reciclagem e a reutilização dos insumos de indústrias gráficas e de embalagens.

A evolução da nossa indústria também se dá nos setores do luxo e do varejo de moda, em que a gofragem (áreas acentuadas de relevos) foi o grande diferencial nos últimos anos, tornando mais sofisticada a experiência do consumidor e conferindo exclusividade às linhas de embalagens. No exterior, Gucci, Prada, Hermés e Louis Vuitton contam com gofragens exclusivas para suas marcas; no Brasil, Trousseau, Óticas Carol, DiPollini, Aramis, Aretefacto, Morena Rosa, Camicado e Lacoste, entre tantas outras, desenvolvem embalagens em gofragem com a nossa empresa, alcançado assim um diferencial para o branding e a imagem de suas marcas.

 

Mas evolução e tecnologia não é tudo. Precisamos estar próximos dos clientes para entender tendências como a da reprodução de coleções nas embalagens, postura que se converte em uma ação de VM (Visual Marketing). São sacolas temáticas que funcionam como um pequeno outdoor da marca, em movimento parecido com o Fast Fashion: as embalagens, além de atrair os consumidores, são produzidas de acordo com a demanda. Além disso, acessórios como etiquetas personalizadas, fitas impressas em Hot Stamping ou alto relevo, papéis de seda e tags são detalhes que fazem a diferença, valorizam os produtos e encantam o consumidor.

 

Na Vifran, os clientes são o motor da nossa inovação. Atenção aos detalhes, cuidado nos acabamentos, foco na inovação e no entendimento de que a confiança mútua é a base para a construção de relacionamentos sólidos e duradouros com os clientes. Tudo isso, para fazer embalagens que encantem, que emocionem, que possuam alma. Agradecemos a todos os clientes da Vifran. Assim como nós, eles acreditam na emoção como diferencial.

"um diferencial para o branding

e a imagem de suas marcas

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Rafael Parmigiano

É diretor da Vifran Indústria Gráfica.

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